quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Release das Palestras

Segunda, 14/10

14h - Invenção no cinema de autoria feminina, Karla Holanda (IAD, sala 210)

Ideias feministas no cinema brasileiro a partir dos anos 1970 – quais diretoras? O que filmaram? Que circulação tiveram seus filmes? A partir de um caso, cenas de inventividade e renovação no cinema feito por mulheres.

14h - Criação e Construção de formas, Monica Nader  (IAD, sala 211)

Esta palestra relata experiências didático-pedagógicas para a construção de formas na moda, que utiliza a prática experimental como exercício de criação como um primeiro contato do aluno com a forma, matéria-prima e cor. Sem o uso do desenho como representação do resultado criativo, diferentes materiais (rigidez, fluidez, opacidade, transparência e brilho) são utilizados para a criação de objetos com inspirações variadas.

15h - Narrativa Transmídia aplicada às Artes Cênicas, Thiago Berzoini(IAD, sala 211)

A aplicação da estratégia transmídia, geralmente empregada por grandes empresas para o mercado mainstream aplicada a montagens teatrais, esperando que o espectador passe a ter uma ligação com o universo ficcional da peça que ultrapasse os limites do palco.

Terça, 15/10

14h - Processo Criativo no Design Automotivo, Nelson Lopes (IAD, sala 210)

A palestra aborda a estrutura e o desenvolvimento de projetos de design na indústria automotiva e explana sobre os diversos aspectos do processo criativo.

15h - Do Design Automotivo para Mobilidade, Herman Zoni (IAD, sala 210)
A palestra pretende abordar o desenvolvimento de produtos de design automotivo e conceitos sobre a questão de mobilidade urbana nos dias atuais. Herman Zonis é Design formado pela UERJ, e atualmente é Hoje é consultor de Design Estratégico, professor de Projeto Centrado no Usuário e Computação Gráfica da Univer Cidade e pesquisador do Instituto Nacional de Tecnologia / PUC – rio  no campo de Manufatura Digital.

Quarta, 16/10

14h - Aventurando-se na ilustração, Fernando Braida (IAD, sala 211)

Será abordado as possibilidades, no processo criativo, para novos ilustradores. Como lidar com a pesquisa, produção e divulgação do seu trabalho. Dicas para quem está começando, ou quer começar a ser um ilustrador.

14h - Tecnologia CAD/CAM e produção manual no processo de desenvolvimento de produtos, Ivan Santos (IAD, sala 210)

A partir de exemplos de projetos, produtos e empreendimentos específicos dentro da produção de bens de consumo, utilitários e diversos objetos, a palestra apresentará o cenário dos designers/makers e suas habilidades situadas em diversos setores. A internet, os movimentos do "slow life", "DIY" (faça você mesmo) e as novas tecnologias, permitem a designers criar, produzir e comercializar produtos de alto valor e qualidade primordial, produzidos a partir do encontro de técnicas artesanais e tecnologias digitais contemporâneas. Os exemplos abrem espaço para a reflexão do alcance dos profissionais da área e da economia criativa, dos desafios de aprendizagem a distância, busca e resgate de técnicas e ofícios, além da gestão de recursos, tempo e o posicionamento destes itens no mercado global.

15h - Processos criativos na Educação, Carlos Klimick (IAD, sala 210)

Criatividade aplicada trata de uma inovação que seja relevante, ou seja, contribua para que os objetivos da atividade sejam alcançados. A palestra abordará processos que podem ser usados para estimular a criatividade de docentes e alunos para criar diferentes situações didáticas que enriqueçam a dinâmica de ensino-aprendizagem. Serão apresentadas questões teóricas, técnicas e casos de aplicação com alunos.

Quinta, 17/10

14h - A ilustração em livros infanto-juvenis, Marcelo Manhães e Luíza Costa (IAD, sala 211)

A palestra irá abordar os seguintes assuntos: A relação autor - ilustrador e a relação obra - público alvo; a ilustração do livro infantil na atualidade; o mercado literário: espaço do autor e ilustrador.

15h - Eliseu Visconti e o design de selos, Claudio Farias (IAD, sala 211)

Eliseu Visconti é considerado um pioneiro do design brasileiro.
No início do século XX ele projetou duas famílias de selos postais de design fortemente influenciado pelo Art Nouveau. Embora nunca colocados em circulação, estes selos são os exemplos mais evidentes do caráter moderno na obra gráfica do artista.

Sexta, 18/10

14h - O processo criativo da psicanálise, nela e para ela: uma “dívida” com a arte, Ameli Grabrielle (IAD, sala 211)

Arte e psicanálise relacionam-se de forma complexa desde a origem dos trabalhos freudianos. A criação da psicanálise contou em diversos momentos com a insubstituível ajuda da arte, pois verifica que o artista nos oferece em suas obras testemunhos do inconsciente. Além disso, de acordo com Freud, o psicanalista deve criar seu modo de atender cada paciente, a cada seção, ofício em certa medida artístico, enquanto exercício criativo que solicita do analista uma entrega à escuta do outro, que encontra par no fazer do artista. Não obstante isso, a criação (que tem sua utilização máxima na criação artística) é um processo psíquico essencial, que possui lugar importantíssimo na forma como a teoria psicanalítica concebe o sujeito e a sua possibilidade de cura.


Em breve, informações sobre as mesas redondas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário